O hebraico não tem vogais e estas foram acrescentadas ao longo dos anos, exatamente para se permitir a pronúncia. Em virtude disto, as variações que surgiram fazem com que se tenham diferentes formas para o nome. Com relação ao nome de Deus, então, como os judeus não o pronunciam, não houve, por parte deles, qualquer interesse em fazê-lo. De qualquer modo, a forma mais antiga e considerada mais próxima da realidade é Javé, embora, repitamos, a forma impronunciável seja a única aceita pelos judeus. A forma Jeová, entretanto, é bem mais recente e foi utilizada como um estratagema para se permitir a pronúncia do nome impronunciável de Deus, utilizando-se das vogais do nome “Adonai”, que quer dizer Senhor. Portanto, Jeová não é, em absoluto, o nome originariamente dado ao tetragrama, residindo aí, até, um dos grandes equívocos dos seguidores de Charles Russell.
‘El Shaddai: Deus todo poderoso e protetor.”
Que nos toma em seus braços e nos protege (figura de uma galinha chocando seus pitinhos, mãe que amamenta e nutre seu filho)
CONHECENDO A DEUS
Os. 4:6 – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”
Os. 6:6 – “Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”
Rm. 1:28 – “E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;”
Para se conhecer uma pessoa precisamos andar com essa pessoa, falar com a mesma, ouvi-la e analisá-la; mas para conhecermos a DEUS, precisamos de fé, pois DEUS é ESPÍRITO, sendo discernido e compreendido somente espiritualmente, pela fé.
Os nomes de DEUS revelam algumas de suas qualidades, pois nunca poderíamos compreender tudo a respeito Dele:
‘El Shaddai – Deus todo poderoso
‘El Elyon – Deus Altíssimo
‘El Ròi – O Deus que vê
‘El Olam – O Deus eterno
‘El Elohe Yisráel – Deus, o Deus de Israel
Yawehw-Ropheka – O Senhor teu médico
Yaweh-Nissi – O Senhor minha bandeira
Yaweh-Shalon – Senhor é minha paz
Yaweh Rafá – O senhor que Sara (ou cura)”
Yaweh- Ròi – O Senhor é o meu pastor
Yaweh- Tsidkenu – O Senhor justiça nossa
Yaweh- Shammah – O Senhor está ali
Yaweh- Sabaoth – O Senhor dos exércitos
Qedosh Yiráel – O santo de Israel
Tsur – Rocha
Abba – Pai ou “O Pai”
Melek – Rei
Gòel – Redentor
Rishoh Wa-Acharon – O 1º e o último
Elohe ‘Emeth – O Verdadeiro
EL – DEUS
Os atributos de DEUS revelam alguns aspectos DELE que não são vistos em nenhum outro ser:
SOBERANIA: Deus é supremo, Chefe, Dono
ETERNIDADE: Sem princípio e sem fim; sempre existiu e sempre existirá.
ONISCIÊNCIA: Sabe de tudo, todas as coisas; sabe quantos fios de cabelo tem em nossa cabeça, sabe do que precisamos antes de pedirmos.
ONIPRESENÇA: Está em toda parte ao mesmo tempo, ninguém se esconde de Deus, sabe o nosso deitar e levantar.
ONIPOTÊNCIA: Pode tudo, é auto-suficiente, cria o que quer e destrói o que quer; Ele mesmo faz a ferida e Ele mesmo a sara.
IMUTÁVEL: O Mundo vai ser destruído, mas a Palavra de Deus permanece para sempre; Deus sempre foi esse mesmo Deus, Ele nunca mudará; o que Deus pensava há 5000 anos, pensa hoje do mesmo jeito e vai continuar pensando pela eternidade, por isso a Bíblia é sempre atual.
No relacionamento de DEUS conosco também conhecemos mais DELE:
RETIDÃO: Deus nunca erra
JUSTIÇA: Deus jamais é desonesto
AMOR: Deus ama com amor desinteressado, puro
Existem pelo menos três tipos de amor:
1 – Amor phileo = de pai para filhos, de amigos.
2 – Amor eros = entre um casal (pela bíblia o sexo só é permitido após o casamento.)
3 – Amor agape = amor de deus. veja 1 Coríntios 13
VERDADE:
Deus não é homem para que minta, tudo o que fala é verdade.
Os judeus não pronunciam o impronunciável nome de Deus, pois por mais que coloquemos adjetivos ao nome de Deus, nunca conseguiremos chegar à totalidade da bondade, amor, misericórdia, poder, etc… de Deus.
Só o vocábulo “EL” já quer dizer o “TODO PODEROSO”.
7 nomes de Deus
Deus se revela através de sete nomes redentores, demonstrando assim Sua natureza Sétupla (sete é o número perfeito e completo nas Sagradas Escrituras) que transmite à nossa vida Suas bênçãos sétuplas quando nós O recebemos.
Os Sete nomes redentores de Jeová são:
1. JEOVÁ-TSIDKENU – “O Senhor é a nossa Justiça” (Jr. 23:6) – este nome Jeová aparece em uma profecia referente a futura restauração e conversão de Israel, então Israel O clamará como Jeová-TsidKenu o Senhor Nossa Justiça.
2. JEOVÁ-SHALOM – “O Senhor nossa paz” ou “O Senhor envia paz” (Jz 6:23 e 24). Quase todo o Ministério de Jeová encontra expressão e ilustração neste capítulo. Jeová odeia e julga o pecado.
3. JEOVÁ-RAAH – “Deus é nosso Guia” ou Pastor (Sl. 23:1) – O Senhor é meu pastor e nada me faltará.
4. JEOVÁ-RAFÁ – “Deus é nosso médico ou aquele que cura” (Êxodo 15:26). O Contexto mostra que se refere à cura física, mas está implícita a cura mais profunda da enfermidade da alma.
5. JEOVÁ-JIRÉ – “Deus é nosso provedor” ou fonte (Gn. 22:14) – O Senhor proverá, isto é, proverá para si o holocausto ou o sacrifício, Abraão viu o dia do Senhor.
6. JEOVÁ-SHAMÁ – “Deus está sempre presente” (Ez. 48:35) – O Senhor está sempre presente, este nome significa a presença permanente do Senhor Jeová no meio do Seu povo.
7. JEOVÁ-NISSI – “Deus é nossa vitória” (Êx. 17:15) – O Senhor é a nossa bandeira; o nome é interpretado pelo contexto. De maneira um pouco familiar, depois da derrota dos amalequitas, Moisés erqueu um altar e o denominou de Yhweh Nissi o senhor é a minha bandeira. Esses, entretanto não são nomes de Deus; mas, apenas, comemoram certos acontecimentos.